18 de maio de 2017

Exposição de Fotos - Semana Mundial de Respeito ao Nascimento

SEMANA MUNDIAL DE RESPEITO AO NASCIMENTO 2017.
Começa hoje, 16 de maio, na Galeria de Arte do Shopping Avenida Center, a exposição fotográfica do pós parto imediato de mulheres que passaram pelo grupo Gesta.
A iniciativa nasceu na França em 2004, projeto da Associação Francófona pelo Parto Respeitoso, na qual é celebrada anualmente, durante o mês de maio, em diversos países.
A Semana Mundial pelo Respeito ao Nascimento (SMRN) é uma ocasião para reafirmar publicamente a necessidade de respeitar o processo de nascimento, garantindo à mulher e ao seu bebê o respeito às integridades física e psicológica, assegurar o cumprimento de seus direitos e o resgate do protagonismo da mulher sobre seus próprios processos reprodutivos.
O tema deste ano: "40 SEMANAS? NASCIMENTO TEM HORA CERTA, NÃO HORA MARCADA!" vem nos fazer refletir sobre a importância de se esperar pelo trabalho de parto espontâneo, devido aos benefícios deste, tanto para mãe quanto para o bebê. Além de mostrar que a gestação pode ir além das 40 semanas, ou seja, da DPP (Data Provável de Parto). Isso porque a DPP é uma estimativa populacional, não levando em consideração as características individuais.
A cada 1 mil nascimentos humanos, 950 ocorrerão entre 37 e 42 semanas. Outros 25 serão acima das 42 semanas e 25 serão abaixo de 37 semanas, sem qualquer problema para mãe ou bebê.
A maneira mais precisa de se saber se uma criança está pronta para nascer é esperar que ela mesma dê o alerta. Quando o bebê está pronto para nascer, isto é, maduro, se ativa a complexa cascata de eventos hormonais e bioquímicos que levam à deflagração do trabalho de parto. Assim, o processo se inicia espontaneamente e pode resultar em um parto normal, quando tudo corre bem, ou em uma cesariana, caso seja necessária uma intervenção cirúrgica.
ESPERAR O TRABALHO DE PARTO ESPONTÂNEO É A MELHOR MANEIRA DE GARANTIR QUE O BEBÊ ESTÁ PRONTO PARA NASCER!!!
Fontes:
* ACGO – American College of Obstetricians and Gynecologists. Em: DPP o que realmente significa isso?. Braulio Zorzella - 2017.
* A importância do trabalho de parto espontâneo. UNICEF – 2017.
* Nascer no Brasil – Inquérito Nacional sobre parto e nascimento. Fundação Oswaldo Cruz – 2012.

Nenhum comentário: